sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cromoterapia – De que se trata?

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Através desta ciência pode-se tratar e até mesmo curar, por assim dizer, “problemas” quotidianos tais como a insónia, o stress, má digestão, etc.

É baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, actuando desde o nivel fisico até ao nivel intelectual.

Actualmente existem estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até em publicidades o uso de cores é estudado, dependendo do objectivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está a ser trabalhado.

Processo:

Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda actua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos.

De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação. As cores frias, como o azul e o verde, são as de comprimento de onda mais curto. As cores quentes, como o vermelho ou o laranja são as de comprimento de onda mais longo. Assim, o azul e o verde têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja têm o efeito contrário.


Aplicação:

Através da observação ou visualização mental constante da mesma cor por um certo período de tempo, que é variável continuamente ou esporadicamente, conforme o caso.

Uma forma bastante comum e simples de aplicar a cromoterapia é através da ingestão de água energizada por determinada cor.

Há ainda a terapia directa, que consiste na aplicação de focos de luz colorida sobre o corpo, variando a cor conforme o efeito pretendido.

Para, por exemplo, o problema da insónia, se observarmos durante um tempo a cor violeta, que nos transmite uma maior vibração espiritual, alternada com o preto que simboliza a noite e com o silêncio, a sua vertente terapêutica determina o repouso de todos os orgãos e induz ao sono!

De forma menos precisa, mas mais prática, é muito simples aplicar a cromoterapia ao nosso dia-a-dia, através da escolha das cores do nosso vestuário, da decoração da casa, dos objectos com que trabalhamos, etc. E para que saiba como por em prática esses pequenos truques, aqui fica uma lista de propriedades de cada cor:

Propriedades de cada cor (cores utilizadas na actividade):


Vermelho - Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Tem um efeito anti-séptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Violeta - Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.

Preto - É a ausência de cor. Preto é o que vemos quando uma superfície absorve todas as cores e não reflecte nenhuma. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

Branco - Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que reflectem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Para pensar: Já alguma vez pensou porque é que a decoração dos hospitais e os uniformes dos médicos e enfermeiros são sempre de cores frias?

Aromaterapia – De que se trata?


Aromaterapia é usada no tratamento de diversas doenças, utilizando óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extractos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, o seu odor é a característica principal.

Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto; e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem-estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.

Aromaterapia funciona através de estímulos olfactivos, sendo que o sentido do olfacto está directamente conectado ao sistema límbico - localizado no cérebro logo atrás do topo das narinas - que é o que regula as nossas emoções.

Hoje a prática da Aromaterapia, está-se a tornar bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, sendo na França onde se encontram as escolas mais avançadas, fazendo parte inclusive da formação médica.

Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias:

·         Os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor;
·         Os que estimulam e regulam as principais funções do corpo;
·         E os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.


 
è Aromas utilizados no âmbito da actividade realizada na semana de 10 a 14 de Janeiro:

Camomila - Tem propriedades calmantes e facilita a expressão de sentimentos. Pode ser usada para ajudar no tratamento de problemas emocionais e também em tratamentos dermatológicos.

Eucalipto - Promove a circulação sanguínea, descongestiona as artérias e é óptimo para ajudar no tratamento de problemas respiratórios. A nível psíquico ajuda a afastar a tristeza e os sentimentos de solidão.

Flor de Laranjeira - Transmite alegria de viver. Ajuda a ter um sono tranquilo e a melhorar o descanso, sendo eficaz no tratamento de insónias. Também é benéfica para tentar resolver situações de depressão ou stress.

Lavanda - É excelente para superar problemas emocionais, pois transmite equilíbrio, paz e tranquilidade. Torna o pensamento mais claro, ajuda a melhorar a concentração e a memória. Fortalece o organismo criando-lhe mais defesas.

Jasmim - É o óleo indicado para ajudar a melhorar a vida amorosa, pois desenvolve o romantismo e a sensualidade. Facilita o equilíbrio entre os chacras, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar.

Gengibre - Possui propriedades estimulando, transmite e fomenta a criatividade. Desenvolve o amor-próprio e a valorização pessoal, e ajuda a pessoa a adquirir confiança em si mesma. A nível físico, ajuda no tratamento de problemas de foro respiratório. Facilita a digestão e ajuda a reduzir o cansaço.

Rosa - Desenvolve a vida emocional, pois desbloqueia o amor e desperta o romantismo, atraindo a beleza e a criatividade. Ajuda a tratar de problemas no aparelho reprodutivo e facilita a circulação do sangue.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Exposição de Cromoterapia e Aromaterapia no B.E./C.R.E.

Na passada semana de 10 a 14 de Janeiro o grupo Saúde ao Natural realizou no B.E./C.R.E. uma exposição relativa aos temas Cromoterapia e Aromaterapia que teve como objectivo dar a conhecer estas duas terapias à comunidade escolar, principalmente às turmas convidadas.

“Apura os teus sentidos” foi o slogan desta actividade que contou com a participação das turmas 5.º B e 6.º D. A actividade consistiu na explicação de cada uma das terapias e posteriormente na explicação dos benefícios e das diversas aplicações, através de amostras (frascos com aromas e garrafas com água colorida, relativamente à aromaterapia e à cromoterapia respectivamente).

No final concluiu-se que foi uma actividade bem conseguida já que o feedback foi positivo, ambas as turmas mostraram-se interessadas no tema, colaboraram e foram bastante participativas o que ajudou no desenrolar da actividade em si.