sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aromaterapia – De que se trata?


Aromaterapia é usada no tratamento de diversas doenças, utilizando óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extractos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, o seu odor é a característica principal.

Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto; e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem-estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.

Aromaterapia funciona através de estímulos olfactivos, sendo que o sentido do olfacto está directamente conectado ao sistema límbico - localizado no cérebro logo atrás do topo das narinas - que é o que regula as nossas emoções.

Hoje a prática da Aromaterapia, está-se a tornar bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, sendo na França onde se encontram as escolas mais avançadas, fazendo parte inclusive da formação médica.

Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias:

·         Os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor;
·         Os que estimulam e regulam as principais funções do corpo;
·         E os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.


 
è Aromas utilizados no âmbito da actividade realizada na semana de 10 a 14 de Janeiro:

Camomila - Tem propriedades calmantes e facilita a expressão de sentimentos. Pode ser usada para ajudar no tratamento de problemas emocionais e também em tratamentos dermatológicos.

Eucalipto - Promove a circulação sanguínea, descongestiona as artérias e é óptimo para ajudar no tratamento de problemas respiratórios. A nível psíquico ajuda a afastar a tristeza e os sentimentos de solidão.

Flor de Laranjeira - Transmite alegria de viver. Ajuda a ter um sono tranquilo e a melhorar o descanso, sendo eficaz no tratamento de insónias. Também é benéfica para tentar resolver situações de depressão ou stress.

Lavanda - É excelente para superar problemas emocionais, pois transmite equilíbrio, paz e tranquilidade. Torna o pensamento mais claro, ajuda a melhorar a concentração e a memória. Fortalece o organismo criando-lhe mais defesas.

Jasmim - É o óleo indicado para ajudar a melhorar a vida amorosa, pois desenvolve o romantismo e a sensualidade. Facilita o equilíbrio entre os chacras, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar.

Gengibre - Possui propriedades estimulando, transmite e fomenta a criatividade. Desenvolve o amor-próprio e a valorização pessoal, e ajuda a pessoa a adquirir confiança em si mesma. A nível físico, ajuda no tratamento de problemas de foro respiratório. Facilita a digestão e ajuda a reduzir o cansaço.

Rosa - Desenvolve a vida emocional, pois desbloqueia o amor e desperta o romantismo, atraindo a beleza e a criatividade. Ajuda a tratar de problemas no aparelho reprodutivo e facilita a circulação do sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário